
Tem o dedo e todo jeito de censura do governo tucano de Aécio Neves a retirada do ar, esta semana, pela Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, do site Novo Jornal de propriedade do jornalista Marco Aurélio Flores Carone (descendente de tradicional família mineira), com sede em Belo Horizonte (MG).
A denúncia é feita pelo próprio jornalista e pelo Portal Imprensa ao divulgarem a retirada do site do ar, numa operação encabeçada pela Promotoria do Ministério Público Estadual (MPE-MG), em conjunto com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
Os agentes da polícia e do MPE mineiros que compareceram à sede do site portavam um mandado de busca e apreensão, com o qual confiscaram os computadores da redação e o servidor do site. Agora, ao acessar o Novo Jornal, o leitor encontra uma mensagem do MPE-MG, explicando que o site está sob investigação em razão de "indícios de prática de crimes".
De acordo com o MP-MG, o site começou a ser investigado a partir da apresentação de uma representação criminal, na qual a página é acusada de publicar matérias ofensivas a honra de autoridades públicas.
Site combativo incomodava
O proprietário da página, o jornalista Marco Aurélio Flores Carone, no entanto, vê outras razões para a censura ao Novo Jornal. Conforme declarou ao Portal Imprensa, seu site (no ar desde 2005), sempre foi 100% combativo. "Sempre fizemos denúncias e elas não são ligadas apenas ao Poder Público e ao governo do Estado de Minas Gerais" observa ele.
Ao Portal Imprensa, Carone acrescentou, ainda, que o site conta cerca de 80 mil pageviews por dia, mantém quatro jornalistas no trabalho de atualização e não depende de recursos ou vínculos com o poder público. "Sua manutenção é paga por anúncios, sempre conquistados via licitação. Procuramos mesmo não atrelar anunciantes, sem licitação, exatamente para que não haja amarras políticas", completou.
A do site Novo Jornal não é a primeira denúncia de censura à mídia que envolve o governador tucano de Minas Gerais, Aécio Neves. Entre os que acompanham bastidores da imprensa, o governador mineiro tem fama de controlar com mão de ferro os veículos de comunicação de seu Estado, do maior ao de menor porte, e de conduzir um trabalho permanente para que nada negativo sobre ele e sobre mazelas de seu governo, se torne, via mídia, do conhecimento público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário